Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Carla Alves

Carla Alves

02
Mai21

Ser Mãe é Ser Amor <3

Feliz dia da Mãe


Carla Alves

depositphotos_101363202-stock-illustration-silhoue     

 

Feliz dia da Mãe 

 

 

Ser Mãe é Ser Amor

Ser Mãe

 é Ser Amor.

É Ser única, 

na sua multiplicidade 

de seres.

Ela é,

o que precisam que ela seja.

É perfeita

na sua imperfeição,

e é essa imperfeição

que faz dela o que ela é.

É aquela,

que ama incondicionalmente,

que sente profundamente,

que reza em silêncio.

É aquela,

que luta até ao "fim",

mas também é aquela, que diz, chega.

Porque Ser Mãe

é Ser tudo!

Ser Mãe

é Ser Amor.

        Carla Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30
Abr21

Benvindo Maio


Carla Alves

   

IMG-2836.jpg

BenvindoMaio

Maio,

mês dos amores

e das flores.

De Maria

e de todas as Marias,

mães, avós e tias. 

Que espalham magia

e vivem com alegria.

Maio, é o mês da Mãe

Todos que a ela chegam,

com emoção

ou com a razão,

ela recebe

com o coração.

                                Carla Alves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28
Abr21

Cultura Juvenil

Gostos, hobbies e interesses.


Carla Alves

Cultura juvenil é uma costrução social que se pode caracterizar por um grupo de pessoas dentro da mesma faixa etária e que partilha de caracteristicas específicas, gostos, hobbies e interesses. 

Por exemplo, quando vamos escolher um livro para oferecer a um/a jovem adolescente, um filho/a ou um sobrinho/a, devemos ter em atenção que eles de uma forma geral,  apreciam uma narrativa com textos pouco densos, diálogos simples, com uma linguagem mais familiar, o chamado calão juvenil. Os temas preferencialmente, estão relacionados com os interesses dos jovens, as suas inquietações, as suas dúvidas, e curiosidade próprias dessa fase. Os jovens apreciam o realismo, a fantasia, a aventura, o género policial...as personagens são comuns e as histórias envolvem questões do quotidiano juvenil, como o amor, a amizade, a vida social, familiar e escolar ou então, documentários históricos. Dentro dos hobbies mais apreciados pelos jovens de hoje, está o cinema, filmes ou séries e é importante saber que de uma forma geral, os jovens gostam de fantasia,  personagens épicas, heróicas, com um sentido de justiça muito forte, ou então ficção científica, histórias que desvendam mundos paralelos que envolvem a componente mística, uma mistura de verdade e mentira, de factos e mitos. Outros géneros também apreciados pelos jovens são: a aventura, que envolve o jogo, a diversão, a ação ou o género policial, que envolve o mistério, o suspense e temas como a vida, a morte, o crime ou a violência.

Claro que estas sugestões, são isso mesmo sugestões! E embora por vezes, este grupo seja considerado por muitos como homogéneo, a verdade é que muitos jovens apreciam outro tipo de livros, filmes ou series que nada têm a ver com o que aqui referi. Antes de mais, é importante conhecer os nossos jovens, conhecer os seus gostos pessoais e os seus interesses, porque "esse mundo" também pode ser o "nosso mundo" e garanto-vos que podemos ter uma agradavel surpresa 

 

 

 

 

19
Abr21

Equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito


Carla Alves

 

Qual a importância que o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espirito, têm no nosso bem estar físico, psicológico, emocional e relacional? Eu diria que não só é importante, como é essencial! 

Ter essa consciência, passa sobretudo por nos preocuparmos connosco e percebermos que o nosso equilíbrio de uma forma geral, é o "motor" para conseguirmos dar o nosso melhor, em tudo o que fazemos.

A vida é muito exigente. Demasiado exigente com alguns de nós e por vezes torna-se difícil encontrarmos tempo para cuidarmos de nós, para ouvir o que sentimos, o que nos diz o nosso corpo, saber escutar a razão e o coração, saber respeitar os nossos limites e satisfazer as nossas necessidades.

Isso, muitas vezes, conduz-nos a bloqueios mentais, físicos e espirituais que precisam de atenção, mas evitar continua a ser o melhor remédio e muitas vezes basta estramos disponíveis a pequenas  mudanças, como atitudes simples do nosso dia a dia, que podem influenciar positivamente a forma como pensamos ou nos sentimos. Por vezes são coisas tão simples, mas ao mesmo tempo tão valiosas, que segundo os especialistas na area da saúde e do bem estar, podem fazer toda a diferença. Desde logo, a forma como encaramos a vida. Com positividade, com esperança, o "ver o copo meio cheio" em vez de "ver o copo meio vazio", fazermos uma alimentação saudável e variada, beber bastante água, relaxar, ouvir aquela música que nos faz sentir boas emoções, fazer algum exercício, dormir bem, estar e conversar com quem nos transmite boas energias e saber parar, pois o saber parar, é essencial a um "recomeço" mais focado e com mais energia.  Tudo isto é importante, mas acima de tudo, temos que descobrir o que nos faz felizes, realizados, motivados e fazê-lo! Somos todos diferentes e que bom, por isso cada um tem de encontrar o seu ponto de equilibrio, que pode ou não passar pelo que foi dito anteriormente. A verdade é que também nós vamos mudando e descobrindo novas paixões, novos desafios que nos fazem sentir vivos, mas é no nosso equilibrio que está o segredo para o nosso bem estar físico, psicológico, emocional e relacional, por isso é importante tentar sempre encontrá-lo seja da forma que for, porque, "Quando a mente e o corpo estão em equilíbrio, o pensamento fica mais poderoso e atraímos só coisas boas".

17
Abr21

Sororidade


Carla Alves

transferir.jpg

Sororidade: Irmandade, união e afeto entre as mulheres 

Desconstruir a rivalidade entre as mulheres, resultado de uma sociedade com raizes socioculturais ainda maioritariamente machista, e fortalecer a união entre as mulheres, é o fundamento do conceito de Sororidade.

Felizmente, as sociedades contemporâneas são cada vez mais reestruturadas, com base em principios e valores, como a igualdade de géneros, o respeito e a equidade de direitos e oportunidades. Mas é importante que cada um e cada uma de nós, saiba que embora muito já tenha sido feito, nomeadamente quando falamos em empoderamento feminino, muito ainda há por fazer, exatamente porque o caminho se faz caminhando. "Que nada nos defina, que nada nos sujeite, que a liberdade seja a nossa própria substância..." Simone de Beauvir.

 

16
Abr21

A Importância do brincar


Carla Alves

brincar-ar-livreeee.jpg

São vários os especialistas, pediatras e pedagogos que explicam a importância do brincar. O professor e investigador da Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa, Carlos Neto diz-nos que:

"A brincadeira pode ser a resposta para maioria dos males".

Estudos científicos mostram, que crianças mais ativas são crianças mais saudáveis e por isso mais felizes.

A brincadeira livre, o contacto com a natureza e a aventura, permitem á criança desenvolver competências de autonomia, autoconfiança e descoberta do mundo, essenciais para o seu desenvolvimento saudável.

Com a entrada para a escola, o tempo livre das crianças diminui drasticamente e com isso o tempo para brincar, também. Cabe a nós pais, lhes proporcionarmos momentos de passeio, de lazer, de contemplação e de brincadeira ao ar livre onde possam usar a sua imaginação e criatividade e saber disfrutar da natureza.

É urgente dar-lhes tempo, tempo para serem crianças!

15
Abr21

Carpe Diem


Carla Alves

 

bdde96834cd427bb9537bbb4ba22ea41.jpg

"Carpe Diem"  É uma expressão latina que significa "aproveite o dia".

O nosso passado faz parte de quem nós somos. Cada um de nós transporta consigo vivencias e memórias que faz de si um ser unico e inigualável. Todos vivemos, sentimos e construímos memórias que marcam a nossa história.

O nosso futuro é o sonho. Todos nós crescemos projetando no futuro sonhos, desejos, ambições que nos inspiram, que nos dão força, foco na vida, porque queremos muito alcançá-los.

Mas é no nosso presente que tudo acontece!

Viver o presente, o agora é antes de tudo, sentir, amar, abraçar, o que é nosso hoje.

 Pois o presente é isso mesmo, um presente que a vida nos dá. Saber vivê-lo é ser grato!

Como escreveu o poeta e médico Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa:

“Colhe / o dia, porque és ele” 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

Em destaque no SAPO Blogs
pub